Políticas

Política de Responsabilidade do CRF/MG sobre o Periódico

O CRF/MG representado por seu Presidente é o responsável e o patrocinador da publicação on line do Brazilian Journal of Health and Pharmacy. Compete ao CRF/MG apoiar a Equipe Editorial em suas atividades, disponibilizar infraestrutura para desenvolvimento das atividades de produção editorial e representar a revista junto aos órgãos superiores pertinentes.

Política de Acesso Aberto e Gratuito

Este periódico oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

A periodicidade da publicação on line do Brazilian Journal of Health and Pharmacy é trimestral.

Política de Direitos Autorais

Os Autores de manuscritos aceitos para publicação no Brazilian Journal of Health and Pharmacy reservam os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. O termo de cessão é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.

Responsabilidade dos Autores

Os conteúdos e as opiniões expressas nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos seus Autores. Brazilian Journal of Health and Pharmacy reserva o direito de não aceitar manuscritos com conteúdos e linguagem de natureza racista, sexista, xenófoba, homófoba ou discriminatória.

Plagiagismo

Todos os manuscritos submetidos ao Brazilian Journal of Health and Pharmacy passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios por meio de software anti-plágio http://copyspider.com.br/main, antes de serem disponibilizados aos Revisores. É de responsabilidade do Autor garantir a originalidade de seu trabalho. Manuscritos apresentando alta similaridade (> 20%) de texto serão recusados.

Conflito de Interesse

Ao submeter um manuscrito para apreciação para publicação os Autores declaram que: 1) o trabalho é original e que não foi submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica, com exceção para patentes registradas; 2) se houve financiamento de qualquer natureza por agências de fomento ou similar, ou qualquer instituição de caráter comercial, como por exemplo indústria farmacêutica, laboratórios, clínicas e hospitais privados, farmácias e drogarias, estes serão citados ao final do documento no item especifico, seguido da declaração do tipo de apoio recebido de cada um; 3) têm ciência da credibilidade, ética e transparência do aspecto público do processo de submissão, avaliação e publicação do trabalho científico.

Competências do Comitê Editorial

A Secretaria Administrativa é o setor responsável por operacionalizar o processo editorial do periódico pelo atendimento às demandas do Comitê Editorial, comunicação com os Autores e Revisores, organização e manutenção do cadastro de Autores e Revisores, atualização das informações no site do periódico, assim como nas redes sociais.

Os membros do Comitê Editorial são farmacêuticos convidados pelo Presidente do CRF/MG e têm mandato de três anos, sendo permitida duas reconduções.

O Editor-Chefe é farmacêutico indicado entre os membros das Comissões Assessoras do CRF/MG também com mandato de três anos, sendo permitida duas reconduções.

Compete ao Editor-Chefe juntamente com Comitê Editorial garantir que a política editorial e o conteúdo científico do periódico sejam cumpridos, coordenar e supervisionar as atividades realizadas no âmbito do periódico envolvendo o processo editorial, zelar pelo patrimônio e pelo nome do periódico dentro da instituição. O Editor-Chefe é o responsável pela organização das ações para promoção, ampliação e crescimento da difusão e qualificação do Brazilian Journal of Health and Pharmacy. Ao mesmo compete também convocar e presidir as reuniões do Comitê Editorial e reportar à Presidência do CRF/MG quanto às decisões e definições ocorridas em reuniões da equipe. Ao Comitê Editorial compete exclusivamente a responsabilidade pelo processo de avaliação de manuscritos desde a submissão, controlando todas as etapas de avaliação de mérito, aprovando ou não o trabalho para publicação.