Processo de Avaliação

Processo de Avaliação

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos ao Brazilian Journal of Health and Pharmacy obedece às Instruções para Autores.  

É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos respectivos Autores.

A avaliação do manuscrito passa por três etapas:

1) Avaliação preliminar da forma pelo Secretário Administrativo: ao ser submetido, é verificado se o manuscrito segue os quesitos apresentados nas Instruções para Autores, com atenção para a ausência de identificação que possa comprometer a avaliação duplo-cego. Caso todos os quesitos estejam conformes, o manuscrito segue para a segunda etapa. Caso contrário, retorna aos Autores que têm até 15 dias para ajustes e reenvio na plataforma.

2) Avaliação por pares: uma vez verificado pelo Comitê Editorial a adequação ao escopo da revista, o manuscrito é encaminhado a pelo menos 2 Revisores. Os pareceres dos Revisores são apreciados pelo Comitê Editorial e o desfecho inicial encaminhado aos Autores para que procedam à revisão do manuscrito, quando necessário. Nesta etapa o manuscrito pode ser aceito sem alterações, aceito condicionado a modificações ou não aceito. 

3) Revisão pelos Autores e parecer final do Comitê Editorial: o manuscrito aceito condicionado a modificações deverá ser revisado pelos Autores e enviado, em conjunto com a carta de resposta aos pareceres dos Revisores, pelo Autor correspondente no prazo de 30 a 90 dias, de acordo com definição do Comitê Editorial. A partir destes documentos o Comitê Editorial define o parecer final podendo ser aceito ou não aceito. Se o prazo não for atendido, o processo de submissão será automaticamente cancelado.

Ao final do processo, o tempo médio entre a submissão e o aceite é de 90 a 120 dias. Eventuais atrasos podem ocorrer devido à necessidade de substituição de revisores e/ou demora em atender aos prazos, tanto por Revisores quanto por Autor. Períodos de recessos de atividades pela equipe editorial serão informados no momento da submissão, quando existirem. 

A revisão pelos pares é composta pela apreciação de aspectos objetivos e de mérito, com a verificação dos seguintes itens:

1. Originalidade do texto (verificação de possíveis ocorrências de plágio);
2. Originalidade e relevância do(s) objetivo(s) e resultados do trabalho;
3. Introdução contemplando a justificativa clara baseada em dados da literatura;
4. Metodologia adequada para atingir os objetivos;
5. Número de protocolo de aprovação por Comitê de Ética, quando pertinente;
6. Registro do trabalho no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado - SisGen, quando pertinente;
7. Tabelas, figuras e/ou imagens, bem como seus títulos e legendas, respectivamente, representando claramente os resultados e autoexplicativas;
8. Discussão redigida à luz da literatura e conclusão diretamente relacionada aos resultados obtidos;
9. Referências bibliográficas atualizadas, abrangentes e pertinentes;
10. Existência de conflitos de interesse, auxílio financeiro e agradecimentos declarados ao final. 

                                     
                                              Fluxograma

Fluxograma do Periódico BJHP