Submissão

Condições para Submissão

Antes de iniciar o processo de submissão, os Autores devem verificar a conformidade de todos os itens listados a seguir. Submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos Autores. Brazilian Journal of Health and Pharmacy segue as regras dos “Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos” (Norma de Vancouver).

1. O manuscrito deve ser original e inédito e não estar sob revisão ou submetido para publicação em outra revista. 
2. O texto não deve exceder 12 páginas incluindo as referências. Deve estar em espaço duplo, fonte Times New Roman 12, papel A4, margens direita, esquerda, superior e inferior de 3cm e páginas numeradas sem quebra.
3. As figuras, imagens, tabelas e cópias de documentos devem estar anexados individualmente em arquivos separados.
4. O preenchimento dos seguintes itens no formulário eletrônico é obrigatório: título, nome dos Autores e suas respectivas afiliações e endereço de e-mail, resumo, abstract, palavras-chave e keywords
5. Indicação no formulário eletrônico do Autor correspondente.
6. Indicação no formulário eletrônico da existência de conflito de interesse com algum Revisor potencial.
7. Anexar a carta de encaminhamento do manuscrito ao Comitê Editorial contendo a justificativa da originalidade e importância do trabalho. 

Serão aceitos trabalhos escritos em inglês ou português. Trabalhos submetidos em inglês terão preferência e deverão ter título e resumo também em português. 

Preparação do Manuscrito

Toda e qualquer identificação de autoria do manuscrito deverá ser inserida somente no formulário eletrônico. A redação do manuscrito deverá ser feita em uma única coluna. Cada item - título, resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas - deverá ser inserido ou iniciado em páginas separadas.

A organização do manuscrito deverá ser de acordo com as instruções a seguir:

1. Título deverá ser escrito em português e em inglês.
2. Resumo e Abstract, palavras-chave e keywords: O resumo deverá ter no máximo 260 palavras, contendo breve introdução que justifica a hipótese do trabalho, objetivo(s), principais métodos com detalhamento mínimo ao entendimento do trabalho realizado, resultados mais relevantes e conclusão. 
3. Introdução: deverá apresentar breve revisão da literatura justificando a hipótese, relevância e inovação do trabalho. Informar os objetivos do trabalho no final da introdução.  
4. Metodologia: Descrição de todos os métodos e protocolos utilizados, de modo a permitir sua reprodução. Deve conter informação do número de aprovação em Comitês de Ética de pesquisa em humanos e animais, quando for o caso. Para materiais biológicos e de origem natural devem ser informados a autorização de órgão competente. Ex: IBAMA para plantas coletadas em ambiente selvagem; registro no SISGEN para todos materiais biológicos. Citar as referências que deram origem a cada método e/ou informar que é método corrente e validado para o objetivo proposto. Os materiais deverão ser informados à medida que apareçam nos métodos. Para fármacos deverá ser usada a denominação genérica ou denominação IUPHAR e para reagentes químicos deverá ser usada a denominação IUPAC. O tratamento estatístico deverá ser detalhado informando o software usado. 
5. Resultados: Deverão ser apresentados seguindo sempre que possível a ordem apresentada na metodologia, em sequência lógica que permita o entendimento da construção dos resultados para atender à hipótese do trabalho. Os dados apresentados no texto não devem repetir ou duplicar os resultados apresentados em figuras e tabelas. Sugere-se a descrição dos dados ressaltando aqueles mais relevantes. As figuras, tabelas e/ou imagens deverão ser enviadas em arquivos separados com numeração em algarismos arábicos de acordo com a sua citação no texto, apresentadas na ordem dos resultados. O formato utilizado poderá ser JPEG ou TIFF. Título das figuras e imagens deve ser colocado abaixo juntamente com suas legendas, quando for o caso. O título das tabelas deve estar acima da tabela e a sua legenda incluindo dados de abreviaturas e informações do teste estatístico, quando for o caso, abaixo da tabela.
6. Discussão: pode vir junto ou separado do item Resultados. Deve-se apresentar a relevância e inovação dos dados obtidos à luz da literatura. 
7. Conclusões: deve ser redigida ressaltando o cumprimento ou não dos objetivos.
8. Referências Bibliográficas: O estilo e formato das referências são baseados no Instituto Nacional Americano de Normas e Estilo adaptado pela National Library of Medicine NLM, para seus bancos de dados. Os Autores devem consultar: Patrias K. Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers [Internet]. 2nd. ed. Wendling DL, technical editor. ethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007 [updated 2009 Jan 14]: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine. Recomenda-se dar preferência a citações de artigos já publicados em revistas e jornais indexados em bases de dados científicas, dando preferência a estudos originais e menos a artigos de revisões. Para dissertação e tese recomenda-se citar aquelas que já estejam disponíveis em repositórios. Recomenda-se não citar trabalhos apresentados em congressos, livros ou capítulos de livro. Serão aceitas no máximo 50 citações em todo o trabalho. No texto, as referências deverão ser citadas informando o sobrenome do primeiro Autor seguido de et al. para três ou mais Autores, e ano de publicação; ou a instituição, seguido do ano de publicação. Na lista de referências ao final informar o hyperlink com data de acesso para documentos institucionais digitais on line

Agradecimentos e financiamento institucional: indicar nomes de pessoas que contribuíram em algum aspecto com o trabalho, mas que não participaram como Autores. Informar as instituições financiadoras contendo número do projeto ou bolsa, quando for o caso.

Conflito de interesse: informar a existência de conflito de interesse conforme orientação no item Políticas.

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