Provisão de informação objetiva, oportuna e atualizada para promoção do uso racional de medicamentos: relato de 27 anos de atividades do Cebrim/CFF
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Palavras-chave

Farmácia
Serviço de farmácia hospitalar
Prática farmacêutica baseada em evidências
Serviços de informação sobre medicamentos

Como Citar

Bittencourt Pires Ramos, F. ., Alves Araújo, D. ., Escalante Saavedra, P. A. ., & da Silva, E. V. (2024). Provisão de informação objetiva, oportuna e atualizada para promoção do uso racional de medicamentos: relato de 27 anos de atividades do Cebrim/CFF. Brazilian Journal of Health and Pharmacy, 6(2), 35–48. https://doi.org/10.29327/226760.6.2-4

Resumo

Introdução. A OMS apontou os centros de informação de medicamentos (CIM) como uma das estratégias para a promoção do uso racional dos medicamentos, por prover e disseminar informação precisa, atualizada e fundamentada em evidências. Objetivo. Descrever a atividade de informação reativa prestada pelo Cebrim/CFF, entre 1995 e 2022. Método. Trata-se de um estudo transversal descritivo, com levantamento de dados secundários da base de dados institucional. Foram levantados os seguintes dados: número de solicitações recebidas, ano a ano, o tema principal da questão, o envolvimento de paciente e os medicamentos citados; sobre o solicitante: a profissão e a instituição em que trabalha; sobre a qualidade do serviço: o tempo gasto para responder e as referências bibliográficas utilizadas para elaboração das respostas. Adicionalmente, foram extraídos os dados sobre a satisfação dos usuários com a resposta fornecida. Resultados. O Cebrim/CFF respondeu mais de 14 mil solicitações de informação, provenientes de farmacêuticos hospitalares e comunitários, sobre assuntos de farmacologia e legislação. Parte das demandas estava relacionada a casos clínicos, em que o uso dos medicamentos omeprazol e diclofenaco foi majoritário, além de fármacos de uso no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (losartana e insulina). O serviço foi considerado bom e ótimo por 84,2% dos usuários que avaliaram o serviço. Conclusão. O Cebrim/CFF tem-se mostrado uma estratégia contínua para a promoção do uso racional e seguro dos medicamentos, notadamente em apoio aos farmacêuticos. Conclui-se que os centros de informação de medicamentos continuam sendo uma ferramenta importante para contrabalançar as informações sobre medicamentos publicadas por fontes não fidedignas.

https://doi.org/10.29327/226760.6.2-4
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