Resumo
A avaliação do curso junto aos egressos é uma ferramenta de grande utilidade para que as instituições de ensino superior possam diagnosticar e reparar questões estratégicas visando implantar melhorias na formação dos diplomados. O artigo apresenta a pesquisa realizada junto aos egressos do curso de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM graduados entre 2006 e 2021. Os objetivos desta pesquisa foram avaliar os egressos buscando evidenciar o perfil do profissional farmacêutico graduado na UFVJM considerando as variáveis demográficas, formação acadêmica, áreas de atuação, valor de remuneração, região do Brasil em que trabalhavam e interesses profissionais relacionados às atividades que desenvolviam à época da pesquisa. Outro objetivo da pesquisa foi avaliar o ensino de graduação em Farmácia oferecido pela UFVJM para identificar demandas de aperfeiçoamento do projeto pedagógico do curso e construir indicadores que possam consolidar as potencialidades identificadas no curso, bem como contribuir para a implementação de ações de enfrentamento às fragilidades identificadas. Os egressos responderam a um formulário eletrônico e a análise estatística descritiva e inferencial dos resultados foi realizada. A maioria dos egressos é natural do estado de Minas Gerais e trabalha em Farmácia realizando serviço clínico. Para 60,3% dos egressos o curso de graduação em Farmácia o preparou para o mercado de trabalho e supriu suas expectativas. Os resultados encontrados neste trabalho permitiram a avaliação de aspectos importantes que possibilitaram definir o perfil do Farmacêutico graduado na UFVJM, evidenciar as principais deficiências na formação desses profissionais para o mercado de trabalho e ajustar o PPC e as questões pedagógico-educacionais do curso de Farmácia da IES estudada, para que vá ao encontro das demandas da sociedade e do meio acadêmico profissional.