Produtos fitoterápicos à base de Passiflora sp. no manejo da ansiedade: uma revisão narrativa com ênfase no cuidado farmacêutico.
Capa BJHP-V7N4
PDF

Palavras-chave

Fitoterápico
Saúde Mental
Prática Farmacêutica Baseada em Evidências
Terapias Complementares

Como Citar

Barros, T. B. de, Bavaresco, M., Barreto, B. B., & Reis, T. M. dos . (2025). Produtos fitoterápicos à base de Passiflora sp. no manejo da ansiedade: uma revisão narrativa com ênfase no cuidado farmacêutico. Brazilian Journal of Health and Pharmacy, 7(4), 37–54. https://doi.org/10.29327/226760.7.4-5

Resumo

O transtorno de ansiedade é definido por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas. Psicoterapia e/ou medicamentos são opções de tratamentos e um dos tratamentos medicamentosos para a ansiedade envolve o uso de fitoterápicos. A Passiflora sp. é um fitoterápico presente há anos no mercado para tratar casos de ansiedade, com benefícios clínicos em situações de estresse e insônia em função de seu efeito depressor do sistema nervoso central. Isso posto, o presente estudo teve como objetivo analisar criticamente a literatura sobre o tratamento com a Passiflora sp. em pacientes com distúrbios de ansiedade, acompanhados por farmacêuticos. Trata-se de uma revisão narrativa. Foram consultadas bases como Medline (via Pubmed), LILACS e Google Acadêmico, além de sítios eletrônicos oficiais, usando os descritores DeCS “ansiedade”, “farmacêuticos”, “fitoterápicos” e “Passiflora” em português ou inglês, abordando tópicos como ansiedade, diagnóstico, tratamento, manejo da ansiedade em casos autolimitados por farmacêuticos e a conduta desse profissional nos atendimentos. Os estudos analisados mostraram que a Passiflora sp. possui propriedades ansiolíticas atribuídas principalmente à presença de flavonoides e alcaloides, com perfil de segurança favorável e baixa incidência de efeitos adversos. Nesse contexto, concluiu-se que os serviços farmacêuticos são essenciais para o manejo do tratamento de ansiedade, principalmente com o uso de Passiflora sp., obtendo-se resultados efetivos e seguros.

https://doi.org/10.29327/226760.7.4-5
PDF