Resumo
Diante da exposição populacional às propagandas e, considerando o papel do farmacêutico no processo, objetivou-se identificar, na literatura, a maneira como o marketing farmacêutico influencia no consumo de medicamentos. Trata-se de revisão integrativa, descritiva, exploratória, bibliográfica e qualitativa, realizada nas bases indexadas no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), como Lilacs e Medline e utilizando Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “marketing”, “propaganda”, “indústria farmacêutica”, “uso de medicamento” e “medicamento” e associações com operadores booleanos OR e AND. A busca ativa de publicações originais ocorreu de setembro a outubro de 2018; em inglês, espanhol e português. A seleção e leitura sistemática dos trabalhos foram realizadas por dois revisores, independentemente. Excluiram-se estudos: genéticos, de revisão, duplicados, aqueles cujos títulos e resumos não contemplavam o tema pesquisado e os que, embora os títulos e resumos fizessem alusão à temática proposta, não avaliaram o fator de interesse. Das 113 publicações encontradas, apenas 8 (37,1%) atenderam os critérios e foram incluídos no estudo. Apesar dos avanços da legislação farmacêutica visando regulamentar a publicidade de medicamentos, ainda há propagandas infringindo-as. Houve avanço no uso das mídias sociais para a promoção de fármacos e influência do marketing para o consumo irracional de medicamentos principalmente para idosos. Evidenciou-se a influência do marketing farmacêutico sobre os estudantes e profissionais médicos que, por sua vez, podem estimular o uso irracional de medicamentos. O farmacêutico possui importante papel neste cenário, principalmente como educador, podendo ser fundamental para construção de uma política de saúde envolvendo o consumo racional de medicamentos.