A área de estudo e atuação dos profissionais com habilidades e competências desenvolvidas para exercerem atividades relacionadas às Ciências Farmacêuticas é muito ampla e diversificada. Esta área permeia o desenvolvimento de fármacos que se transformarão em medicamentos, sejam eles, alopáticos, fitoterápicos ou homeopáticos, industrializados ou manipulados; o conhecimento acerca da farmacologia e da toxidade medicamentosa; o ciclo da assistência farmacêutica implementado nos diversos serviços de saúde; a atenção farmacêutica tendo como foco o paciente e o uso racional da farmacoterapia; além da educação em saúde. Tendo em vista um campo de atuação tão amplo, muitas são as ideias que propiciam publicação científica rica e diversificada. Visando a contribuição para o amplo acesso às informações de qualidade e relevância científica, apresentamos aos colegas farmacêuticos, demais profissionais e acadêmicos da área da saúde, o volume 3, número 1 de 2021 do Brazilian Journal of Health and Pharmacy (BJHP), composto por cinco trabalhos que exemplificam a diversidade das Ciências Farmacêuticas.
No primeiro artigo apresentado nesta edição é apresentada a reavaliação das estratégias e condutas de atendimento, orientação e apoio ao farmacêutico diante da crise sanitária, sem precedentes, instalada com a COVID-19, contribuindo para a capacitação profissional envolvendo os cuidados farmacêuticos. O segundo artigo descreve estudo de espécie vegetal com potencial farmacoterapêutico, tendo como abordagem a avaliação de feitos citotóxicos e genotóxicos, mostrando a importância dos vários aspectos relacionados à fitoterapia. O descarte adequado de medicamentos é tema abordado no terceiro artigo, importante para a conscientização da população sobre a destinação segura dos medicamentos e a proteção do meio ambiente, contribuindo para a educação em saúde. A área da biofarmácia vem contemplada no quarto artigo, com o estudo da utilização de excipientes adequados na manipulação de cápsulas, nos quesitos de propriedades de fluxo e dissolução, importantes parâmetros que irão refletir no estabelecimento de uma farmacoterapia efetiva. No quinto artigo é apresentado estudo sobre o perfil sociodemográfico e os desfechos da intoxicação de indivíduos usuários de drogas de abuso, contribuindo para o estabelecimento de ações e estratégias e o menor impacto nos serviços de saúde pública uma vez que, lamentavelmente, vem se observando um aumento do consumo dessas substâncias e consequente aumento da ocorrência de intoxicações.
Aos autores dos artigos publicados, em nome da equipe editorial do BJHP, parabenizo pela qualidade dos trabalhos, agradeço por colaborarem com o BJHP e manifesto o reconhecimento pela importante contribuição na divulgação do trabalho científico de qualidade, no âmbito das Ciências Farmacêuticas.
Finalizo citando frase atribuída à Marie Curie “Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre ideias.”
Uma ótima leitura a todos!
Atenciosamente,
Carla Penido Serra
Editora Associada