Até os anos de 1990, as informações sobre saúde humana, de caráter cientifico, de inovação e tecnologias advindas de trabalhos de pesquisa, ensino ou extensão, tinham acesso e inserção restritos aos meios acadê-micos ou aos poucos institutos de pesquisa no Brasil. Atualmente, o acesso às informações cresceu assusta-doramente dificultando a seleção de fontes confiáveis e o seu uso adequado na prática profissional. Brazilian Journal of Health and Pharmacy surgiu da necessidade de profissionais em saúde, especialmente farmacêu-ticos, de conhecer e entender as aplicações de trabalhos desenvolvidos em meios acadêmicos e centros de pesquisa no Brasil e em outros países e do precioso anseio do CRF-MG em difundir estudos científicos estimulando o potencial transformador da pesquisa em ação profissional para a promoção da saúde humana. Brazilian Journal of Health and Pharmacy é um dos primeiros periódicos do Brasil criado por um conselho de classe profissional sendo um canal de divulgação de trabalhos multiprofissionais e interdisciplinares envol-vendo saúde humana e ciências farmacêuticas. Sua publicação é em formato eletrônico, seu acesso é aberto e gratuito a todos os profissionais e estudantes da área de saúde, principalmente farmácia, e à população em geral. No anseio de fortalecer o conhecimento idôneo e a atuação profissional na área de saúde, o BJHP tem por objetivo publicar trabalhos desenvolvidos com criatividade, seriedade e ética, na maioria das vezes sabidamente com restrição orçamentária, mas sempre com grande zelo pela qualidade. Assim, possibilita a divulgação de trabalhos de conclusão de curso, de extensão e de iniciação cientifica, dissertações, teses, revisões e opiniões de especialistas em assuntos de interesse comum. Serão publicados também trabalhos selecionados apresentados nos eventos organizados pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, valorizando ainda mais aqueles que querem dar voz ao trabalho que realizam. O novo conhecimento vai ampliar assim as habilidades de atuação, o entendimento de ações já realizadas, renovar a capacidade crítica e reflexiva ou simplesmente aguçar a curiosidade e a observação, aspectos tão importantes para a vida e para o desejo de ser o melhor profissional possível.
Para este primeiro volume foram convidados pesquisadores renomados, especialistas em áreas e assuntos que já evidenciam o caminho que iremos seguir e a que viemos. Somos muito gratos especialmente aos autores deste volume que acreditaram e confiaram no nosso desejo, generosamente atenderam a nossa solicitação, se tornaram colaboradores, e se comprometeram a tempo e a contento, vislumbrando conosco a indexação da revista e a sua valorização imediata. Nossa gratidão também às pessoas do CRF-MG, integrantes da equipe editorial, que abraçaram com dedicação extraordinária o projeto da revista. Elas foram primor-diais e trabalharam arduamente para este lançamento e para a existência da revista como periódico a ser indexado em bases de dados num futuro próximo.
Iniciaremos com seis seções, a saber, Ciências Farmacêuticas, Gestão em Saúde, Ciências Básicas, Práticas Complementares, Educação em Saúde e Outros. Serão aceitos artigos originais, de revisão e similares. A revista estará aberta às diferentes subáreas do conhecimento relacionadas à saúde humana, especial-mente, mas não exclusivamente, à farmácia e sua diversidade de atuação, com respeito ao fluir das ideias e à liberdade de expressão, atendendo ao escopo da revista e ao seu compromisso social característico da área. A partir do segundo volume, convocamos a comunidade atuante na área de saúde, em suas inúmeras abordagens básicas ou aplicadas, para juntos construirmos esta revista, que será de todos e para todos. Sua existência e permanência como meio de divulgação do conhecimento através do CRF-MG deverá se dar independente da equipe gestora atuante, sempre garantindo a sua periodicidade, idoneidade e qualidade. Por fim, agradecemos a você leitor, farmacêutico, profissional da saúde, estudante, pesquisador, docente ou outro, que também entendeu a demanda existente e agora usufrui de nossa revista. Fique à vontade para sugestões e críticas, e seja muito bem-vindo a submeter seu trabalho para a publicação.niciaremos com seis seçõe
Andrea Grabe Guimarães
Editora chefe