A pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), constitui a maior crise de saúde pública global do século XXI. Diversas ações tem sido implementadas para conter e mitigar o avanço da doença, buscando-se a cooperação entre países e instituições. Entretanto, a propagação de um grande volume de notícias falsas relacionadas à COVID-19, especialmente pelas redes sociais, tem representado desafio adicional para gestores e profissionais de saúde. Este fenômeno, denominado infodemia, gera desinformação e contribui para o descrédito da ciência. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a desinformação pode mudar o comportamento das pessoas e agravar a pandemia, comprometendo o alcance e a sustentabilidade do sistema global de saúde.
Considerando as características socioeconômicas, políticas e geográficas do Brasil, um dos países mais afetados pela COVID-19, a divulgação de informações idôneas é uma importante estratégia para o adequado enfrentamento à pandemia. Neste contexto, o Brazilian Journal of Health and Pharmacy apresenta a Edição Especial 2020, com o tema “COVID-19 e informações a profissionais da saúde”. Composta por nove artigos, esta edição aborda temas relacionados à epidemiologia, prevenção, diagnóstico e controle da doença no país. Os resultados apresentados corroboram o papel estratégico da educação em saúde na promoção de práticas seguras relacionadas à alimentação, farmacoterapia e cuidado integral.
Em nome da equipe editorial, agradeço e parabenizo os autores pela qualidade dos trabalhos realizados, que apresentam importantes contribuições ao enfrentamento da pandemia e da infodemia em curso. Por meio desta edição, o BJHP busca colaborar para a divulgação e ampliação do acesso às informações científicas de qualidade, fortalecendo as práticas em saúde baseadas em evidências.Abraços e ótima leitura!
Renata Cristina Rezende Macedo do Nascimento
Editora Associada